Com o início da ‘Operação Tempestade’, deflagrada na madrugada desta sexta-feira,28, a polícia apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes, em uma casa no bairro Jardim Tropical, em Rio Branco. Um homem de 47 anos foi preso no local, onde foram encontradas 55 barras de uma substância que aparenta ser cocaína. Esta foi uma dos 81 mandados de prisões preventivas e 45 mandados de busca e apreensão que devem ser cumpridos durante a operação.
Ao todo, são 126 mandados expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, após análise de documentos apreendidos em operações anteriores. As prisões e apreensões devem ocorrer em Rio Branco e nos municípios de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Porto Acre e Brasiléia, bem como nos presídios Francisco de Oliveira Conde, na capital, Moacir Prado, em Tarauacá, e no Complexo Anísio Jobim, em Manaus.
Com mais de 150 policiais militares, a Operação é uma ação da Polícia Militar do Acre (PMAC), juntamente com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
O nome da operação faz referência à ampla área de cumprimento dos mandados, além do período propenso à grande possibilidade de chuvas fortes no estado.
“Eu acredito que o êxito dessa operação é em decorrência da experiência adquirida nos últimos anos, principalmente no ano passado, em que realizamos várias operações com o GAECO, e todas foram operações exitosas. Gostaria de reafirmar o compromisso com a sociedade acreana, de que tentaremos trabalhar mais no combater o crime, principalmente o crime organizado, e melhorar a segurança do nosso estado”, destacou o comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes.
Leia também: Representante comercial é preso com mais de 28kg de cocaína em furgão de empresa