Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Saúde promove mutirão de vacinação no Barral y Barral neste sábado, 22

O Ministério da Saúde (MS) promove neste sábado, 22, em todas as capitais da região norte, uma ação de enfrentamento à Covid-19 para ampliar a vacinação e a testagem em larga escala, como parte da estratégia de combate à doença. Em Rio Branco o mutirão será realizado no Barral y Barral, Localizado no conjunto Tangará, a partir das 9h.

A ideia é estimular aqueles que ainda não se imunizaram e incentivar a população a retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. O evento será transmitido simultaneamente nas redes sociais do Ministério.

“Todos nossos esforços estão voltados em ampliar a cobertura da segunda dose e da dose de reforço. Mesmo com a estrutura poderosa do SUS, a região é um desafio por ter dimensões continentais e áreas remotas. Precisamos trabalhar forte para garantir que a população esteja protegida”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Com a maior extensão territorial do Brasil, o Norte foi escolhido para a estratégia por ser uma região populosa, com 15 milhões de pessoas acima de 12 anos que integram o público-alvo da vacinação contra a Covid-19, e por fazer fronteira com outros países. Aproximadamente 1,8 milhão de pessoas estão aptas a tomar o reforço ainda em janeiro.

Dose de reforço

O Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos maiores de 18 anos. A imunização deverá ser administrada quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deve ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth). Na falta deste imunizante, podem ser usadas as vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do esquema vacinal primário.

 

Sair da versão mobile