As sessões na Assembleia Legislativa – Aleac e na Câmara de Rio Branco retornam, respectivamente, nos dia 1º e 2 de fevereiro de 2022. A expectativa de deputados estaduais e vereadores é que os trabalhos retornem de forma remota, ou seja, com as sessões transmitidas pela internet, devido o aumento dos casos de Covid-19.
O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior – Progressistas, suspendeu o atendimento presencial no Poder Legislativo, durante o mês de janeiro. Em comunicado oficial, ele informou que vai analisar a possibilidade do retorno das sessões presenciais.
A Câmara de Rio Branco vive o mesmo dilema. O presidente da Casa, vereador N.Lima – Progressistas, também decidiu suspender o atendimento ao público durante este mês. Ele já conversou com alguns parlamentares sobre o retorno das sessões. Há uma forte mobilização para que as sessões aconteçam sem a presença de público.
Na Aleac, parte dos parlamentares defende que sejam cumpridas as exigências estabelecidas pelos órgãos de Saúde, como a apresentação da carteira de vacinação, uso de máscara e álcool em gel, com limitação do número de pessoas que acompanham a sessão presencialmente.
O problema é que, mesmo com o baixo índice de internação registrado até o momento, a Mesa Diretora teme que aconteçam aglomerações nas galerias, destinadas para o público acompanhar as sessões.
A tendência é mesmo que Aleac e Câmara retornem os trabalhos de forma remota, seguindo orientação dos especialistas em saúde, numa forma de contribuir com o trabalho dos órgãos de saúde.