Após 20 dias de expectativa, o Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC), voltou ao ar nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, e você já pode acessar o novo sistema para descobrir se possui ou não, algum valor “esquecido” para receber.
Neste primeiro momento, para saber se tem ou não direito à devolução de algum valor, basta informar data de nascimento e número do CPF no site https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Com estes dados, o sistema irá informar uma data futura que o cidadão deve retornar ao site para enfim, solicitar a devolução, a partir do dia 7 de março deste ano.
Conforme o Banco Central, as datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo:
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
---|---|---|
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3 |
Ao todo, o BC estima que cerca de R$ 8 bilhões de reais sejam devolvidos, referente a valores que os cidadãos “esqueceram” em bancos e instituições financeiras. Em menos de 48 horas no ar no final de janeiro, mais de R$ 900 mil foram solicitados pelos cidadãos, agora, chegou a vez de conferir quem mais tem direito.
Mas atenção, de acordo com o Banco Central (BC), todas as consultas e solicitação serão feitas exclusivamente neste link, e não pelo site do BC ou do Registrato.
Na data informada, você precisará voltar ao site, mas vale destacar que, se por algum motivo, você não voltar a tempo no site, basta fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate, porque você nunca vai perder o direito sobre estes valores, afinal, estão no seu nome.
Então, as instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.
Para acessar o SVR na data informada, será preciso que você tenha um login Gov.br nível prata ou ouro ou, caso você não tenha, deve fazer seu cadastro gratuito no site ou pelo app Gov.br (Google Play e App Store) e cadastrar o reconhecimento facial para chegar até o último nível de segurança.
O passo-a-passo para consultar e resgatar os valores na data e período do seu agendamento é o seguinte:
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
- Se você perder sua data e período de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima.
- Se você também perder seu sábado de repescagem, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
Cuidado com golpes
Eu sei o quanto você está ansioso (a) para ver se tem algum dinheiro para receber, mas fique calmo, pois caso você tenha, ele continuará lá disponível, então muita atenção para não cair em golpes.
- O único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Portanto, o cidadão NUNCA deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- O cidadão NÃO deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
Ainda tem dúvidas? No site você encontra o passo-a-passo para o resgate.
Agora, além de descobrir se estaremos mais ricos a partir de hoje ou não, também fiquei curiosa pra saber o que você vai fazer com estes valores. Me conta no instagram!