A aliança estratégica entre Brasil e Peru tem se tornado cada vez mais solidificada. Em encontro nesta quinta-feira (3), em Porto Velho – RO, o governo brasileiro e o governo peruano reafirmaram o compromisso em manter as relações comerciais e econômicas entre os países. As ações a serem executadas irão assegurar ganhos, principalmente, para as cidades fronteiriças do Brasil e do Peru.
Entre os assuntos tratados na reunião, estão a criação de um grupo de trabalho para fortalecer o comércio e assegurar competitividade a ambos os países. Com isso, devem ser implementadas medidas que agilizem o trânsito aduaneiro, facilitando o fluxo de cargas e pessoas e otimizando o uso da Rodovia Interoceânica. O grupo será composto por técnicos governamentais, representantes locais e empresas, dos dois países.
“Com esses acordos na área sanitária, fitossanitária e alfandegária, a estrada Interoceânica de Assis Brasil começa a ter mais viabilidade, mais importância para a economia da região. Nós do Juruá destacamos a conexão multimodal, para que a conexão mais rápida aconteça entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul. E o mais importante desse encontro é que Brasil e Peru querem cooperar para trazer melhorias à região fronteiriça”, disse Luiz Cunha, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS).
Durante o encontro foi citado o potencial de integração econômica que será gerado a partir da conexão terrestre entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, onde serão realizados projetos ambientalmente sustentáveis e de desenvolvimento das populações amazônicas. Além disso, o documento prevê cooperações em defesa, em saúde, em segurança, fronteiriça, entre outros aspectos.