As chuvas do último final de semana trouxeram prejuízos no interior do estado e, nesta segunda-feira, 21, Rio Branco teve a primeira família desalojada por conta do nível do Rio Acre, que está com 13,90 metros, segundo a medição mais recente da Defesa Civil. Equipes do órgão levaram uma família de quatro pessoas do bairro Seis de Agosto para casa de parentes, no Aviário, por volta das 11h desta manhã.
Até o momento, quatro bairros já foram atingidos pelas pelas águas do Rio Acre na capital, que são Habitasa, Seis de Agosto, Base e Ayrton Sena. Ao todo, seis famílias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.
“A gente percebeu que de 9h para 12h o Rio perdeu um pouquinho de força, mas continua aumentando. Estamos a 10 cm da cota de transbordamento que é de 14 metros. Já temos quatro bairros atingidos, não estou falando de casas, mas bairros em que a água já chegou”, afirmou o Coronel Falcão.
O nível do Rio ultrapassou a cota de alerta neste final de semana, quando subiu 3 metros em 48 horas. A Defesa Civil afirma que a previsão de chuva continua para esta semana. “Temos previsão de chuva para o dia de hoje e amanhã também, dia 22. Talvez comece a diminuir um pouquinho na quarta-feira, que continua chovendo mas com pouco volume”, afirma Falcão.
Leia também: Balseiros começam a ser retirados para evitar acidentes e danos a estrutura das pontes