Lançado no último dia 15 de fevereiro, o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social) já efetivou mais de 12 mil inscrições, em apenas três dias após o lançamento do edital. Com a alta demanda, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) resolveu lançar uma ferramenta exclusiva para tirar dúvidas a respeito da iniciativa.
Com as redes sociais do órgão congestionadas de mensagens, o Detran informou que a maioria dos questionamentos são sobre o processo de inscrição, critérios e modalidades do programa, acesso ao comprovante de inscrição ou ainda sobre a página de acompanhamento. Portanto, para tirar todas estas dúvidas, os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (68) 99228-0282.
“Grande parte das mensagens que recebemos são de pessoas que escolheram a categoria errada e querem modificar a inscrição, por isso queremos ressaltar a importância de que os participantes leiam o edital antes de se inscreverem e que tenham máxima atenção no momento de preencher o formulário”, enfatiza o diretor de Operações do Detran/AC, Anderson Castro.
A alta demanda de acessos simultâneos também tem gerado sobrecarga no site, causando instabilidade.
“Assim como ocorreu recentemente no site do sistema de valores a receber, que o governo federal disponibilizou, que ficou indisponível por causa da alta procura, nós também estamos enfrentando essa dificuldade, mas nossa equipe de analistas está trabalhando para melhorar o acesso à página”, ressalta Castro.
Sobre o programa CNH Social
O programa, criado pelo governo do Estado, com a finalidade de possibilitar acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo, disponibiliza mais de duas mil vagas em três modalidades: CNH estudantil, urbana e rural.
As inscrições são realizadas por meio do site do Detran/AC, até o dia 6 de março. Para participar, os interessados devem estar listados no Cadastro Único (CadÚnico) e estar ativos há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.
No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria das seguintes: habilitação gratuita nas categorias A ou B; ou adição de categoria A ou B; ou mudança da categoria B para a D.