Um parto de emergência foi realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo, na noite da última quarta-feira,9. Uma mulher foi levada à unidade após a bolsa estourar e o parto normal foi realizado na sala de emergência.
A Agência de Notícias do Governo informou que a mãe e a criança saíram da unidade sem nenhuma complicação e foram encaminhadas para a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Mesmo sendo uma situação incomum, o Gerente Geral da UPA da Cidade do Povo afirmou que este não é o primeiro caso.
“As unidades do estado funcionam como a porta de entrada desses atendimentos de urgência e emergência. Não é uma situação comum acontecerem partos nas UPAs. Geralmente esses casos são encaminhados para as unidades de referência. A equipe conseguiu desenvolver um bom trabalho, numa situação delicada, pois o recém-nascido não estava na posição comum, com a cabeça para baixo, o que dificulta o parto”, conta a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Marília Carvalho.
As UPAs são as portas de entrada dos atendimentos de urgência e emergência no Estado.