Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escolas particulares voltam a adotar regime de rodízio no retorno às aulas

(Foto: Pexels)

Diante do aumento dos casos de Covid-19 no Estado, as escolas particulares de Rio Branco também tiveram que se adequar às normas sanitárias, para garantir um retorno às aulas seguro para estudantes e corpo docente. A maioria das escolas retomará as aulas, já a partir da próxima segunda-feira, 7, o que requer um olhar ainda mais atento às medidas de prevenção à doença.

Publicado ainda em 2021, o decreto governamental que estabelece quais medidas devem ser adotadas para contenção do coronavírus no ambiente escolar, estabelece que o retorno das aulas seja feito de forma gradual e híbrida.

Para o retorno presencial, as salas de aulas devem estar organizadas respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre as carteiras. Em turmas com mais de 25 alunos, as unidades escolares organizarão grupos com 50% dos estudantes, que deverão se alternar entre as atividades presenciais e remotas.

Além de seguir à risca as medidas estabelecidas no decreto governamental, no colégio Sigma, um dos mais prestigiados do Estado, a criatividade também é fator fundamental no retorno às aulas, como explica o Coordenador Pedagógico e Professor de Biologia Tiago Benedetti.

“Basicamente, a gente tem que obedecer a circular (…) além disso, vamos trabalhar com conscientização, vamos trabalhar novas formas de eles se cumprimentarem, vamos colocar em pauta, por exemplo, por que os japoneses não apertam as mãos, porque eles se curvam um diante do outro, então, de que forma eu posso manifestar saudade, respeito, carinho sem tocar em ninguém? Esse tipo de atividade também será feita com eles para que eles possam assimilar isso, essa forma de interação, só que dentro desse contexto”, explica Benedetti.

Nas escolas públicas estaduais, o início do ano letivo está previsto somente para o dia 4 de abril, com expectativa do retorno presencial, segundo informou a secretária de Educação, Socorro Neri.  

Nível de atenção

Vale destacar que, desde dezembro do ano passado, o Acre está na bandeira amarela. O último decreto, publicado no dia 1º de fevereiro no Diário Oficial do Estado (DOE), indica que todas as regionais do Acre permanecerão no Nível de Atenção até o dia 28 de fevereiro, conforme decisão do Pacto Acre sem Covid.

Durante este período, fica permitido o funcionamento dos setores e atividades comerciais, religiosas e sociais com lotação de 50% da capacidade de público.

Sair da versão mobile