Está sendo realizado em todo o país, pelo Hospital Oswaldo Cruz , de São Paulo, uma pesquisa que pretende esclarecer e avaliar o uso dos anticoagulantes em pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. No Acre, cerca de 100 pessoas serão acompanhas, como ressaltou o o médico cardiologista Ordilson Silvestre, que conduzirá o estudo no Estado.
“A pesquisa será feita com mil pessoas em todo o Brasil. Elas serão acompanhadas e avaliadas, após o uso da medicação. Isso nos dirá para quem podemos preescrever o medicamento, ou não. No Acre, já incluímos 70 pessoas, porém queremos chegar em pelo menos 100, que testaram positivo e que tem fatores de risco. Daremos o anticoagulante para eles e acompanharemos o efeito por 30 dias. Tudo feito de forma gratuita”, disse Silvestre.
O profissional falou que o estudo de extrema importância para o setor da Saúde. “É importante dizer que quando à pandemia se início não sabiamos muito sobre a doença. Depois se observou que era um tipo de vírus diferente de outros, como do vírus da gripe. Quando se estudavam as pessoas, os que morriam por Covid-19, os pulmões tinham muitos coâgulos, muitos trombos nos vasos. Então, se viu que talvez devesse utilizar anticogulantes para isso. Atualmente, estamos em uma fase de teste dessas medicações”.
O cardiologista salientou que nesses dois anos da pandemia, principalmente no Acre, muitas pessoas usavam o anticoagulante subcutâneo, uma injeção na barriga. “Agora temos anticoagulantes modernos, que são tomados na forma de comprimido com um efeito mais eficaz. Os comprimidos são utilizados uma vez por dia, durante 14 dias. Algumas pessoas podem ter o benefício com o medicamento, mas nem todos. Usa o anticoagulante é benéfico? Acreditamos que sim”, finalizou.
O que são Anticoagulantes
Os anticoagulantes são medicamentos que impedem a formação de coágulos no sangue, porque bloqueiam a ação de substâncias que promovem a coagulação. Os coágulos são fundamentais para cicatrizar feridas e parar sangramentos, mas existem situações em que podem impedir a circulação do sangue, causando sérias doenças, como AVC, trombose e embolia pulmonar, por exemplo. (Fonte: tuasaude.com)