O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) continua com o seu estoque de sangue baixo, podendo atingir níveis críticos. A situação se agrava ainda mais em datas comemorativas, como no período de carnaval. Como ocorre todos os anos, o Hemocentro intensifica suas campanhas para atrair um número maior de voluntários; sempre alertando que a redução das doações pode comprometer a realização de cirurgias e o atendimento a pacientes que necessitam de reposição ou transfusão.
“Esse período tem sido muito difícil. Muita gente ‘pegando’ covid-19, muitos gripados, pessoas que não estão doentes, mas estão com familiares doentes, e que as vezes não podem se ausentar. Então, tudo isso interfere bastante, além do carnaval que diminui ainda mais as doações. Por isso, fazemos esse chamado. A nossa busca por voluntários é contínua. Se você está bem de saúde, antes de se ausentar nesse feriado, tornesse um doador, se ainda não é. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro vidas”, ressaltou Joseane Amorim, coordenadora do Hemoacre .
Requisitos para doar
- Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);
- Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.
- Não devem se tornar doadoras as pessoas que possuem um risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou se relacionam sexualmente com portadores de Aids ou hepatite.
- Homens podem fazer uma nova doação a cada dois meses, com limite máximo de até quatro vezes no ano. Mulheres só devem doar sangue a cada três meses e no máximo três vezes em um ano.
O Hemocentro fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, Bosque, e funciona das 7h às 18h, sábados e feriados. Telefones para contato: (68) 3248-1380 | (68) 3248-1377 | (68) 3228-1494.