Segundo a Defesa Civil da Capital, o Rio Acre registrou 9,35 metros em Rio Branco, na medição das 6h desta quarta-feira, 9. O acumulado é poucos centímetros abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado.
Mesmo com os sinais de vazante, no início deste mês, o nível do Rio Acre subiu mais de três metros, em apenas cinco dias, em Rio Branco, chegando a alcançar 11,28 metros (2,22 metros abaixo da cota de alerta, que é de 13,50m). Segundo a Defesa Civil, nos primeiros dias de fevereiro choveu 111 milímetros, na Capital, o que representa 37% da chuva esperada para todo o período, que é de 299 milímetros.
O coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, ressaltou que desde o início desta semana, o manancial está em retração, ou seja, com diminuição no volume das águas. Ainda assim, o órgão se mantém em alerta, com expectativa de mais chuvas, no decorrer do mês.
“Não estamos tendo transtornos com a elevação das águas do Rio Acre nesses dias, porém o órgão de Defesa está preparado, caso possa haver uma inundação, pois ainda irá chover bastante em fevereiro e nos próximos meses. Se isso ocorrer, já temos todo um plano de ação desenvolvimento para auxiliar as famílias que possam ser atingidas”, disse Falcão.