Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com previsão de 480 câmeras pela cidade, prefeitura lança Plano Municipal Rio Branco Mais Segura

Com previsão de 480 câmeras pela cidade, prefeitura lança Plano Municipal Rio Branco Mais Segura
(Foto: Dell Pinheiro)

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o lançamento da primeira etapa do Plano Municipal Rio Branco Mais Segura, idealizado pela gestão do prefeito Tião Bocalom. O projeto, realizado por meio de um sistema de videomonitoramento, pioneiro dentre as cidades da região Norte, beneficiará nesta etapa, a regional do Bairro Seis de Agosto e Centro da capital.

Serão instaladas 430 câmeras fixas e 50 giratórias ( com reconhecimento facial) espalhadas no Mercado Novo, praças, escolas, unidades de Saúde, Calçadão da Benjamin Constant, Terminal Urbano, Rodoviária, Parque Chico Mendes e Horto Florestal. A propostas é de instalar três mil câmeras de segurança até o final de 2023.

Com previsão de 480 câmeras pela cidade, prefeitura lança Plano Municipal Rio Branco Mais Segura
Programa foi lançado nesta segunda-feira, 14, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Foto: Dell Pinheiro)

Bocalom ressaltou que o sistema de monitoramento garantirá mais segurança e qualidade de vida para moradores de Rio Branco.

“O aumento da segurança na capital também e uma das nossas prioridades. A cidade contará com câmeras de longo alcance, instaladas em pontos estratégicos do município. Esses equipamentos serão interligados com o monitoramento que já temos da cidade, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Esse é um projeto inédito, inclusive na região Norte”.

Na ocasião, também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Segurança Pública no valor de pouco mais de R$ 1, 9 milhões. A medida tem com objetivo viabilizar a execução dos serviços de policiamento municipal por meio de banco de horas.

O governador falou da importância da parceria do governo com a prefeitura. ” Queremos passar uma sensação de segurança para os acreanos. Juntos conseguiremos vencer os desafios. No Acre, em nossa gestão, os números de mortes diminuíram de forma significativa. Graças a Deus os resultados estão aparecendo. Não podemos cruzar os braços, temos que criar mecanismo que combatam a violência. A ideia é de expandir esse projeto para os demais municípios para que todos se sintam mais protegidos”, finalizou Cameli.

Sair da versão mobile