Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com quatro municípios enfrentando cheia dos rios, Energisa alerta sobre o que fazer e como se proteger durante enchente

Três cidades acreanas estão em cota de alerta nos níveis dos rios. São elas: Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, enquanto em Tarauacá, o nível das águas já ultrapassou a cota de transbordamento (Foto: Pedro Devani/Secom)

Devido às intensas chuvas e ao transbordamento de alguns rios no interior e na Capital do Acre, a Energisa segue monitorando os locais que foram atingidos pelas águas, ou que estão em situação de alerta.

A Distribuidora já iniciou as ações previstas no Plano de Contingência que visa garantir maior segurança no fornecimento de energia e evitar acidentes com energia elétrica.

Para garantir a segurança dos moradores e dos profissionais que estão atuando no resgate dos desabrigados, a Energisa Acre alerta que algumas situações são necessários os desligamentos das redes de distribuição evitando acidentes por choques elétricos nas áreas alagadas, sempre considerando o nível dos rios em relação as instalações elétricas das residências.

“Durante as enchentes é necessário redobrar os cuidados. No caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, a pessoa não deve ter contato com as instalações elétricas. Além de desligar os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos”, alerta o Gerente de Operação da Energisa Acre, Anderson Rodrigues.

“Durante as enchentes é necessário redobrar os cuidados”, alerta Anderson Rodrigues (Foto: Assessoria)

Para evitar acidentes com energia elétrica é preciso verificar instalações internas com muito cuidado, tirar da tomada equipamentos como computadores, TVs, micro-ondas, não manusear bomba d’agua e em caso de fio partido não se aproximar, principalmente quando estiver perto de água.

“As ações de segurança são reforçadas, bem como nossos atendimentos durante as alagações. É muito importante ligar para a empresa em qualquer situação envolvendo energia elétrica, seja fio partido ou água perto da fiação elétrica. Em caso de água próxima de tomadas é necessário efetuar o desligamento do disjuntor, não manusear bomba d´água, são pequenas ações que evitam acidentes maiores”, reforça Anderson.

Se você mora ou estiver em uma área de alagamento

Em Jordão, quase 80 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas na última semana, após os rios que cortam a cidade transbordarem (Foto: Pedro Devani/Secom)

• O primeiro sinal de chuva forte e alagamento, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água.
• Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, feche o registro do gás e da água;
• Não se abrigue embaixo de árvores e mantenha-se distante de postes para evitar acidentes com descargas elétricas.
• Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
• Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;
• Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
• Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento;
• Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas.

Em caso de ocorrência com a rede elétrica não toque nos fios e entre em contato com a Energisa Acre pelos canais de atendimento Aplicativo para celular Energisa On, Gisa: (68) 9 9233-0341 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp), Call Center: 0800 647 7196, ou site www.energisa.com.br

Sair da versão mobile