O concurso que visa o preenchimento de 153 vagas no Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) está em andamento e os concurseiros que sonham com uma carreira na corporação já estão se preparando para a prova escrita e, principalmente, para o Teste de Aptidão Física (TAF). Para ajudar os candidatos, o CBMAC realiza o TAF Comunitário, projeto que visa preparar os candidatos fisicamente, de forma gratuita.
A iniciativa começou em 2009 e, desde então, inúmeras pessoas já passaram pelo projeto, que oportuniza uma preparação qualificada, ofertada pelos próprios bombeiros. Com o concurso em andamento, um novo grupo de treinamento foi formado e já conta com cerca de 300 candidatos em preparação.
“Sabemos que existem pessoas que não tem condições de pagar um personal ou um preparador físico, para auxiliar a chegar ao seu objetivo, e o que queremos é apenas fazer parte da história positiva, onde podemos ajudar de alguma forma, esse é o intuito. Hoje temos mais de 300 inscritos, contudo em dias diferentes, pois alguns trabalhos e não podem ir todos os dias. Nossa meta é alcançar o maior número de pessoas que precisam e não tem condições para pagar um profissional”, explica o aspirante a oficial bombeiro militar Carvalhosa.
A estudante Kemilly Rodrigues, de 21 anos, conta que a experiência de treinar com os próprios bombeiros – time o qual ela sonha integrar – é incrível.
“É uma experiência incrível. Nós somos incluídos no ambiente em que eles trabalham, então a gente se sente mais motivado pela busca do nosso objetivo, que é a aprovação, então, o foco, a determinação, tentamos chegar ao nosso limite pra fazer o que tem que ser feito (…), fora os instrutores, que são excelentes. Nos ajudam muito com as orientações, então a gente sente, cada vez mais, o desejo de dar o melhor da gente para conquistar nosso objetivo. É um projeto incrível”
O projeto também proporciona um encontro de gerações. “Passa um filme na cabeça. Anos atrás, estávamos ali, cheio de dúvidas, sem saber que passaríamos para próxima etapa do concurso, e hoje estamos aqui, ajudando pessoas a conquistar seus objetivos. Isso é gratificante demais”, ressalta o aspirante Carvalhosa.
Como participar
Para participar do treinamento, é preciso apenas que o candidato esteja focado em concurso público que exija TAF.
“O TAF do CBMAC é um dos mais completos, pois é o nosso dia dia, o que o concurso está pedindo, somos periodicamente colocado em teste, e o TAF do concurso é bem mais baixo do que nosso TAF que exigimos na corporação, em nossas avaliações de exigência. Além do que, os treinos são feitos nos horários e lugares que simulam os da testes que a banca de concurso cobra. E a nossa vida na instituição é sempre movida a desafios e superação, principalmente, com atividades físicas”, conta Carvalhosa, que supervisiona o projeto, sob comando do comandante-geral Coronel Batista, Sub-comandante Geral Charles e com apoio da Associação dos Praças Bombeiros Militares do Acre (Aprabmac).
Os treinos ocorrem às sextas, sábados e domingo. Para mais informações, basta entrar em contato por meio dos telefones (68) 99201-2040 ou 99999-2946.