Em apenas 3 horas, Rio Branco registrou 30 milímetros de chuva neste sábado, 19, e o nível do Rio Acre chegou a marca de 10,76 metros, segundo a Defesa Civil de Rio Branco. O período é de muita atenção, e o monitoramento constante. Na capital acreana, são 39 áreas de risco existentes, sendo que 21 bairros estão sendo monitorados, e 18 estão em processo de mapeamento.
A grande quantidade de águas em decorrência das chuvas causa o desbarrancamento de algumas áreas, ocorrendo saturação no solo, o que ocasiona instabilidade e deslizamento de terra. O coordenador da Defesa Civil no município, tenente-coronel Cláudio Falcão, falou que todos os locais de risco estão sendo fiscalizados.
“O monitoramento e acompanhamento e feito de forma constante, se intensificando na época de chuvas, no nosso inverno amazônico. Existem áreas de risco geológico e hidrológico em diversas partes da cidade. O que priorizamos é o salvamento de vidas”, salientou Falcão.
O chefe da Defesa Civil também alertou que a previsão é de mais chuvas até a próxima terça-feira, 22. “O período mais crítico é no final do mês de fevereiro, além das duas primeiras semanas de março. Porém, estamos de prontidão para prestar socorro a quem necessitar, as famílias que são atingidas por esse tipo de desastre natural”.
Apesar da forte chuva, foram registradas poucas ocorrências, entre elas, uma queda de árvore no bairro Morada do Sol e pequenos alagamentos em pontos isolados.