X

Após recuo da cheia, morador relata dificuldade no abastecimento de água; Depasa diz que sistema já está ‘funcionando normalmente’

A cheia recuou em Jordão, interior do Acre, e após quatro dias, a Defesa Civil informou que já não há nenhum bairro inundado e uma força-tarefa está sendo realizada para a limpeza da cidade. Aos poucos, as famílias voltam à sua normalidade, mas ainda encontram algumas dificuldades, como relata o morador do bairro Bananal, o vigia José Francisco Oliveira, de 48 anos, que procurou A Gazeta do Acre para denunciar que está faltando água na região onde mora.

É que, com o transbordamento dos rios Tarauacá e Jordão, cujas águas chegaram a afetar cerca de 70% da área urbana, parte do sistema de abastecimento de água foi danificado, o que prejudicou a distribuição de água.

“Essa água aí suja que ninguém sabe nem que tipo de sujeita que tem, a gente tá tomando banho com ela, limpando a casa… Se virando dessa forma”, relata José Francisco.

Morador diz que está fazendo as atividades domésticas com água suja (Foto: Arquivo pessoal)
Morador diz que está fazendo as atividades domésticas com água suja (Foto: Arquivo pessoal)

O Departamento de Água e Saneamento (Depasa) confirmou, por meio de nota, o dano ao sistema de distribuição de água do município, ocasionado pelo rompimento de parte da tubulação, sobretudo, segundo o Depasa, nesta quinta-feira, 24, o abastecimento de água do município de Jordão já está funcionando normalmente.

A coordenadora da Defesa Civil de Jordão, Andréia Oliveira ressalta que, apesar da falha temporária na distribuição pelo Depasa, a prefeitura agiu rápido e distribuiu água potável aos moradores. “Desde a terça-feira já estava sendo feita a distribuição de água. De fato, algumas [pessoas] não receberam água do Depasa ainda justo por conta dos danos nos canos, na rede, mas água mineral, para consumo, a prefeitura não deixou de fornecer em momento algum”, ressaltou.

Limpeza das ruas

A limpeza nos bairros está sendo realizada desde a terça-feira, 22 (Foto: Cedida)

Com o recuo das águas, a prefeitura da cidade realiza uma intensa ação de limpeza das ruas, e até o momento, cerca de quatro toneladas de lixo já foram removidas dos bairros.

A cheia dos rios também acabou danificando a régua de medição do nível dos mananciais, no entanto, com a diminuição no nível das águas, as quase 100 famílias que estavam no abrigo montado pelo poder público já começaram a retornar para suas casas.

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: