Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hospital Geral de Feijó tem 22 profissionais afastados após contágio pela covid-19

Entre as irregularidades constatadas na Maternidade, que funciona em um anexo do hospital geral de Feijó, está a falta de médicos plantonistas e especialistas, inclusive ginecologista, pediatra e anestesista; dificuldade para transferência de pacientes por não possuir médicos suficientes e por conta da ambulância que está quebrada; e problemas na estrutura física da unidade, como a falta de iluminação adequada no centro cirúrgico (Foto: Arquivo)

Vinte e dois profissionais de saúde, incluindo seis médicos, foram afastados do Hospital Geral de Feijó, após contraíram covid-19, segundo informou a direção da Unidade.

Com isso, não há médicos de plantão nesta terça-feira, 1º de fevereiro, mas os atendimentos continuam sendo realizados pelos demais profissionais, conforme a gerente da Unidade, Maria Izerlândia Melo. Segundo ela, a situação deve ser normalizada ainda nesta terça-feira, 1.

“Estamos atendendo o que a enfermagem pode fazer. Só o plantão de hoje que os médicos testaram positivo para covid, mas a noite a gente já vai ter médico na unidade. O plantão de hoje está sem médico, porque os dois médicos plantonistas testaram positivo, mas temos enfermeiros, fisioterapeutas .. então tudo o que a enfermagem pode fazer, a gente está fazendo, atendendo os casos mais leves. Qualquer emergência a gente está transferindo para Tarauacá, então nãoe stá suspenso, só não temos a presença de um médico, mas estamos tendo o suporte da regional, dos médicos da regulação para tirar qualquer dúvida, e a partir de hoje a noite, já vamos ter médico na unidade”, esclareceu.

Diante do fato, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), informou, por meio de nota, que autorizou a contratação de mais um profissional médico para o hospital.

Pandemia no Acre

No Acre, o número oficial de infectados até o momento é de 101.260, enquanto o número oficial de óbitos chega a 1.871 em todo o Estado.

Até o momento, o Acre registra 279.869 notificações de contaminação pela doença, sendo que 178.104 casos foram descartados e 505 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 90.873 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 65 seguiam internadas até a divulgação do último boletim.

Sair da versão mobile