Trinta e quatro detentas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco passaram por exames de mamografia e preventivo de câncer de colo uterino (PCCU) nesta terça-feira, 8. O mutirão foi realizado por meio de parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e o Hospital de Amor.
Conforme o Iapen, a ação foi realizada por meio da Unidade Móvel do Hospital – uma carreta que possibilita a realização de atendimentos e exames, como parte do Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do sistema.
Das 34 mulheres atendidas, 21 delas fizeram exames de PCCU e 13, mamografias.
Segundo a chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Suárez, outras ações ainda serão realizadas na unidade em parceria com instituições.
“Elas têm a oportunidade de serem atendidas dentro da unidade prisional por meio da unidade móvel do Hospital de Amor que é a carreta. A saúde da mulher é de extrema importância, tanto para nós que estamos livres, como para aquelas que estão reclusas, e faz parte das políticas nacionais, desse eixo saúde, cuidar e garantir a saúde dessas mulheres”, afirmou Ingrid.
Para a enfermeira responsável pela unidade móvel do Hospital de Amor, Jaqueline Andrade, prestar este tipo de ajuda humanizada de maneira igualitária é de suma importância.
“É importante poder prestar a mesma assistência, o mesmo cuidado que temos com as nossas pacientes no centro de prevenção, aqui na nossa unidade móvel também”, disse.