Segundo dados da Defesa Civil, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, registrou 13,76 metros na manhã desta segunda-feira, 21, ultrapassando a cota de alerta, que é de 13,5 metros, e faltando apenas 24 centímetros para alcançar a cota de transbordamento, que é de 14 metros. A medição foi feita por volta de 5:30h da manhã.
Na capital, devido as intensas chuvas nas últimas 36 horas, os bairros Airton Sena, Cadeia Velha, Seis de Agosto, Base, Baixada da Habitasa, Adalberto Aragão, Taquari, Triângulo Novo, Cidade Nova e Palheiral, podem ser atingidos por um possível alagamento.
De acordo com o chefe da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão, no sábado, 19, choveu 70,4 milímetros, enquanto no domingo, 20, foram 60,2 milímetros de chuva, totalizando mais de 130 milímetros em 48 horas.
“Para se ter uma noção, a quantidade de chuva era prevista para duas semanas em Rio Branco, mas acabou acontecendo em apenas um final de semana. Estamos monitorando todas as áreas que podem ser afetadas, além de já ter identificando todas às famílias que residem nessas regiões”, disse Falcão, que acompanha os trabalhos de limpeza e manutenção do Parque de Exposições para a construção de abrigos, caso seja necessário a remoção de famílias das áreas de risco.