X

Por falta de reagentes, Lacen suspende análise de exames para Covid-19; previsão é que insumos cheguem no dia 4

Previsão é de que os reagentes cheguem no próximo dia 4 de fevereiro (Foto: Arquivo)

Devido à falta de reagentes, o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) deve atrasar, em alguns dias, os resultados dos exames para Covid-19. A informação foi confirmada pela direção da unidade, nesta quarta-feira, 2, no entanto, a previsão é de que as análises sejam retomadas nos próximos dias, com a chegada dos insumos já solicitados, previamente, ao Ministério da Saúde, ainda em janeiro.

“A liberação destes reagentes aconteceu, esta semana, por parte do Ministério, e a previsão de chegada é para sexta-feira, dia 4. Acredito que este prazo será cumprido, uma vez que estes reagentes são perecíveis e vêm acondicionados em gelo seco, então tem prioridade no embarque”, esclareceu Janaína Mazaro, diretora do Lacen.

Conforme a direção do Lacen, desde o início da pandemia, os resultados eram entregues no prazo máximo de 48 horas, sobretudo, com o aumento da demanda e a falta de testes rápidos, houve aumento significativo na procura pelo exame RT-PCR. Com isso, o estoque de insumos foi esgotado antes do previsto.

“Felizmente, o setor de vírus respiratórios do Lacen trabalha de segunda a segunda, então, mesmo estes reagentes chegando na sexta-feira ou no final de semana, nós iremos iniciar as análises. Ressalto que estamos recebendo as amostras normalmente e que este fluxo não será interrompido”, finalizou Janaína Mazaro.

Pandemia no Estado

No Acre, o número oficial de óbitos em decorrência da Covid-19 é de 1.877 em todo o Estado, enquanto o número de casos continua em alta nas últimas semanas, chegando à marca de 101.417 infectados.

Até o momento, o Acre registra 279.998 notificações de contaminação pela doença, sendo que 178.154 casos foram descartados e, conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, 427 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Lacen. Pelo menos 90.873 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 61 seguiam internadas até a divulgação do último boletim.

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: