A Defesa Civil do Estado informou, nesta terça-feira, 22, que três cidades acreanas estão em cota de alerta nos níveis dos rios. São elas: Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, enquanto em Tarauacá, o nível das águas já ultrapassou a cota de transbordamento.
Conforme a Defesa Civil, o monitoramento das águas é feito de forma constante. Em Tarauacá, a preocupação se torna ainda maior, pois na segunda-feira, 21, houve transbordamento das águas na cidade vizinha Jordão, cujo manancial acaba escoando para Tarauacá, onde o nível das águas pode aumentar, sensivelmente, nos próximos dias.
“A gente já fez o acionamento do Plano de Contingência. O primeiro abrigo que vai ser usado é a Escola Djalma da Cunha Batista, que tem capacidade para 350 pessoas, mas acreditamos que [a cheia] não vai ser tão forte quanto no ano passado. Estamos preparados, o Corpo de Bombeiros já está em alerta, e a prefeitura também”, conta o Sargento Monteiro, coordenador municipal da Defesa Civil em Tarauacá.
No município de Jordão, choveu quase 100 milímetros em 24 horas, e quase 80 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas desde o último domingo, 20.
Em Rio Branco, a situação também requer atenção. Na manhã de segunda-feira, 21, a Defesa Civil Municipal acompanhou a remoção da primeira família desalojada no bairro Seis de Agosto.
Até o momento, quatro bairros já foram atingidos pelas pelas águas do Rio Acre na capital, que são Habitasa, Seis de Agosto, Base e Ayrton Sena. Ao todo, seis famílias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.
“A gente percebeu que de 9h para 12h o Rio perdeu um pouquinho de força, mas continua aumentando. Estamos a 10 cm da cota de transbordamento que é de 14 metros. Já temos quatro bairros atingidos, não estou falando de casas, mas bairros em que a água já chegou”, afirmou o Coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Branco.