O Rio Tarauacá atingiu a marca de 9,55 metros, às 15h desta segunda-feira, 21, o que coloca a Defesa Civil do município, bem como a prefeitura municipal, em alerta máximo para uma possível retirada de famílias que podem ser afetadas, caso o nível das águas continue subindo.
O sargento Monteiro Dias, coordenador municipal da Defesa Civil em Tarauacá, informa que, apesar de o rio ter ultrapassado a cota de transbordamento, as águas devem perder força. Mesmo ultrapassando a marca dos 9,5 metros, até o momento nenhuma família foi atingida.
“A gente já fez o acionamento do Plano de Contingência. O primeiro abrigo que vai ser usado é a Escola Djalma da Cunha Batista, que tem capacidade para 350 pessoas, mas acreditamos que [a cheia] não vai ser tão forte quanto no ano passado. Estamos preparados, o Corpo de Bombeiros já está em alerta, e a prefeitura também”, conta Monteiro.
Jordão
No município vizinho, Jordão, choveu quase 100 milímetros, em 24 horas, e quase 80 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas. O nível das águas caiu lentamente, nas últimas horas, e algumas famílias já se arriscam a fazer a limpeza de suas casas, mas a maioria continua abrigada em uma escola.