Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vídeo mostra indígenas do Jordão coletando comida na lama, após baixa do rio

(Foto: Reprodução)

Quase 80 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas em Jordão, no interior do Acre, após a cheia dos rios que cortam a cidade. Com isso, muitas famílias perderam, praticamente, tudo o que tinham e, em meio ao caos gerado pela inundação, uma forte cena chamou a atenção do leitor Kézio Araújo, que flagou o momento em que indígenas moradores da cidade tentavam reaproveitar alimentos descartados por um comerciante local, durante a limpeza do estabelecimento outrora inundado pelas águas.

O vídeo, gravado por Kézio na manhã desta terça-feira, 22, mostra produtos, como biscoitos e bolachas, sendo recolhidos pelos moradores, em sua maioria indígenas.

“Não dá nem pra descrever. As mãos até agora estão trêmulas, é um momento que a gente presencia a dor de perto. As pessoas estão coletando esse material que foi descartado pelo comércio, muito material de consumo, e a situação que está, os riscos daquele alimento para consumo humano é uma situação triste mesmo”, lamentou Kézio, que acompanha de perto o sofrimento das famílias.

População de Jordão sofre com a cheia dos rios (Foto: Kézio Araújo)

Gabriel Mesquita, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), destacou que o governo está acompanhando de perto a situação no município e que assim que soube do ocorrido, uma equipe composta por representantes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal foi ao local averiguar a situação.

“A equipe viu que o comerciante estava realizando a limpeza do local. Tem muitos indígenas próximo esperando que alguma coisa fosse descartada. O comerciante foi orientado a não realizar esse descarte e não permitir que as pessoas reaproveitem esses alimentos e a Vigilância Sanitária do município já solicitou o recolhimento deste material”, explicou Mesquita.

A secretária municipal de Assistência Social de Jordão, Maria lvanete da Rocha, declarou não ter conhecimento acerca da situação, mas disse que o órgão realiza, desde o dia 21, o levantamento de famílias atingidas pela cheia. Em apenas um dia, mais de mil famílias foram cadastradas.

“A gente está fazendo o levantamento das famílias afetadas pela alagação. São muitas pessoas que perderam praticamente tudo, tem pessoas que não tiraram nada das suas casas. Estamos fazendo esse levantamento junto com a Defesa Civil, uma equipe de assistência social, da saúde, temos a educação também junto. Na verdade, todas as secretarias estão trabalhando juntas. Até ontem, nós tínhamos em torno de 1.345 pessoas [cadastradas]”, relatou Maria Ivonete.

Jordão

Localizado a cerca de 640 quilômetros em linha reta da capital do estado, Rio Branco, Jordão é uma pequena cidade com cerca de 10 mil habitantes, e corresponde a aproximadamente 3% do território do Estado. A cidade é cortada pelos rios Jordão e Tarauacá e tem a maior parte de sua população indígena, sendo considerada uma das maiores do Estado, quase toda integrante da etnia Kaxinawá.

Sair da versão mobile