Um homem foi transferido na manhã de segunda-feira, 14, do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), na capital, após ser esfaqueado na região do tórax.
A transferência foi feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por meio do helicóptero Harpia 03, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pedro Pascoal, explica que o Centro Integrado de Operações Aéreas é um importante parceiro do Samu no transporte e auxílio de enfermos que necessitam de transporte rápido.
“Nós consideramos o Ciopaer como um braço da nossa unidade. A equipe presta apoio, é amiga. Na pandemia foi fundamental no transporte de pacientes graves intubados de Brasileia para Rio Branco, pessoas que corriam risco se viessem por via terrestre, pois uma viagem que duraria mais de três horas dura 40 minutos de helicóptero”, conta.
A viagem de ida e volta dura em torno de 80 minutos, e foi concluída após o Harpia 03 pousar no heliporto do Huerb.
Após passar por cirurgia no pronto-socorro de Rio Branco, o estado de saúde do homem – que não teve a identidade revelada – é considerado grave, porém estável.