Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Se nada for feito, muitos vão morrer’, alerta servidor público sobre moradores de rua em Rio Branco

“Do percentual de pessoas que vivem em situação de rua, 60% se concentra no centro da capital”, diz Peteca (Foto: Dell Pinheiro)

O servidor público José Janes Peteca participou, na manhã desta terça-feira, 15, da Tribuna Popular, realizada no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco. Na ocasião, ele apresentou o diagnóstico de quatro meses de pesquisa de campo, na qual demostrou que 60% dos moradores em situação de rua vivem na parte central da capital acreana.

“Esse é um problema que só aumenta. O poder público municipal tem que tomar providências em relação a essa situação, e não ser inoperante. Temos o Centro Pop, local onde essas pessoas deveriam ser assistidas, porém não é feito. Do percentual de pessoas que vivem em situação de rua, 60% se concentra no centro da capital, dormindo em agências bancárias e casas abandonadas; 20% no Segundo Distrito, e o restante espalhados em outras regionais. Se nada for feito muitos vão morrer de overdose”, enfatizou Peteca.

A autora do requerimento, vereadora Lene Petecão (PSD) reforçou o pedido do servidor público.

“Queremos saber onde esses moradores em situação de rua estão, o que está sendo feito para amparar essas pessoas. Muitos deles têm família, que na maioria das vezes, os abandona por não aguentar mais a situação, o uso de drogas e álcool , que é a questão da dependência química. Trazer esse tema a Casa é de fundamental importância para toda sociedade. Temos que buscar mecanismos que auxiliem e efetive de forma concreta ações sociais em favor desse público, que as autoridades façam alguma coisa”, indagou.

Sair da versão mobile