X

‘Se nada for feito, muitos vão morrer’, alerta servidor público sobre moradores de rua em Rio Branco

“Do percentual de pessoas que vivem em situação de rua, 60% se concentra no centro da capital”, diz Peteca (Foto: Dell Pinheiro)

O servidor público José Janes Peteca participou, na manhã desta terça-feira, 15, da Tribuna Popular, realizada no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco. Na ocasião, ele apresentou o diagnóstico de quatro meses de pesquisa de campo, na qual demostrou que 60% dos moradores em situação de rua vivem na parte central da capital acreana.

“Esse é um problema que só aumenta. O poder público municipal tem que tomar providências em relação a essa situação, e não ser inoperante. Temos o Centro Pop, local onde essas pessoas deveriam ser assistidas, porém não é feito. Do percentual de pessoas que vivem em situação de rua, 60% se concentra no centro da capital, dormindo em agências bancárias e casas abandonadas; 20% no Segundo Distrito, e o restante espalhados em outras regionais. Se nada for feito muitos vão morrer de overdose”, enfatizou Peteca.

A autora do requerimento, vereadora Lene Petecão (PSD) reforçou o pedido do servidor público.

“Queremos saber onde esses moradores em situação de rua estão, o que está sendo feito para amparar essas pessoas. Muitos deles têm família, que na maioria das vezes, os abandona por não aguentar mais a situação, o uso de drogas e álcool , que é a questão da dependência química. Trazer esse tema a Casa é de fundamental importância para toda sociedade. Temos que buscar mecanismos que auxiliem e efetive de forma concreta ações sociais em favor desse público, que as autoridades façam alguma coisa”, indagou.

Categories: POLICIA
Agnes Cavalcante: