O chefe da Casa Civil do Governo do Acre, Rômulo Grandidier, comunicou, nesta terça-feira, 22, por meio de um ofício circular, que secretários de Estado e presidentes das autarquias, fundações e empresas públicas devem entregar seus cargos, até o dia 28 de fevereiro, caso almejem concorrer às Eleições 2022. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o prazo para desincompatibilização é até 2 de abril de 2022.
O documento que trata da desincompartilização de cargos públicos informa que, por determinação do governador Gladson Cameli, os servidores ocupantes das funções mencionadas, que concorrerão no pleito deste ano, deverão se afastar de suas funções, para garantir a eficiência administrativa.
“A desincompatibilização prévia visa a garantia de eficiência administrativa e o gerenciamento das equipes antecipadamente, a fim de evitar a descontinuidade dos serviços prestados”, diz ainda o documento.
A lista completa com os nomes que irão se afastar será enviada à Casa Civil, portanto, ainda não há confirmação oficial sobre quais membros do alto escalão do governo terão de ser substituídos. Nos bastidores, especula-se que alguns possíveis nomes sejam: Socorro Néri (Educação), Israel Milani (Meio Ambiente) e Alysson Bestene (Secretaria de Governo).
Também manifestaram interesse em disputar a eleição Neném Junqueira (Produção e Agronegócio) e Waleska Bezerra (Departamento Estadual de Água e Saneamento).