Cortado pelos rios Jordão e Tarauacá, o município de Jordão, no interior do Acre, já está com cerca de 70% de sua área urbana inundada, segundo informações da Defesa Civil. A cidade registrou chuvas intensas, com 90,80 milímetros nas últimas 24 horas, deixando quase 80 famílias desabrigadas ou desalojadas.
Boa parte da população da cidade, que conta com cerca de 10 mil habitantes, está abrigada nas escolas e mesmo aqueles que não tiveram suas casas inundadas vivem momentos de angústia, considerando que continua chovendo forte no município, o que deve elevar ainda mais o nível das águas.
A Defesa Civil do Estado informou que ainda está contabilizando o número de pessoas atingidas, mas que a preocupação também aumenta com relação ao município vizinho, Tarauacá, cujo nível das águas já ultrapassou a cota de alerta e pode transbordar, nos próximos dias. A cota de alerta no município é de 8,5 metros, mas a marca atual já é de 8,94m.
Morador da cidade, o servidor público Kezio Araujo conta que, felizmente, ele e sua família não tiveram grandes perdas, mas que a situação na cidade é delicada.
“A nossa família não teve perdas materiais. A gente começou a se preparar cedo, usando mesas, cadeiras, etc, pra suspender os móveis. Nos deslocamos para a casa de um irmão na parte alta da cidade. O sentimento é pelas famílias que têm perdas, a gente sente na cidade esse sentimento de tristeza. Uma situação muito delicada.