X

A importância de um líder na organização da sua empresa

“Um sonho que de sonha só é apenas um sonho. Um sonho que se sonha junto torna-se realidade.”

Um empreendimento é formado por muitas mãos, ainda que no início exista apenas um idealizador daquele projeto chamado empresa.

É através da idealização que pessoas se aglomeram em volta de uma ideia, missão, visão e valores. É daí que surge uma grande empresa.

A medida que o empreendimento se expande ocorre naturalmente a expansão e ramificação de setores, e é natural que aquele único idealizador busque dentro desses setores líderes para organizar os micro-organismos que nascem daquele ideia primária.

No entanto, é importante que o empreendedor se atente para o fato de que aqueles líderes não devem exercer a função de meros chefes de setor, mas sim de liderança da equipe. Mas como compreender a diferença entre líder e chefe?

O chefe é sempre autoritário e impõe ordens para as pessoas. Além disso, ele tem a tendência de centralizar o poder e trabalhar focado apenas nos lucros e resultados. Por isso, ele vê os colaboradores como meros subordinados que devem seguir suas orientações, sem questionamentos.

Incentivo ou motivação não existem no vocabulário do chefe. Isso porque ele acredita que executar as tarefas com excelência é apenas uma obrigação. Sendo assim, os funcionários não merecem reconhecimento. Quando o colaborador comete alguma falha, o chefe faz questão de apontar erros publicamente. No entanto, nas bonificações o chefe colhe os louros sozinho, o que tende a deixar a equipe desestimulada.

Por essas razões que os chefes são temidos, contudo não são respeitados e tampouco admirados. Assim, sua equipe falha ao entregar resultados.

Já o líder é aquele que motiva a sua equipe, mostra a direção a ser seguida e, principalmente, caminha junto! Por isso, ele não apenas conduz pessoas, mas as inspira. Logo, o líder é respeitado e também admirado,  esse sentimento tem muito mais valor que o temor.

Além do mais, o líder preza pelo bem-estar coletivo e busca a melhor maneira para alcançar resultados, em um ambiente onde todos os agentes envolvidos possam se beneficiar e serem reconhecidos por isso. Esse tipo de profissional não possui subordinados, mas sim um time ou uma equipe que trabalha com ele e não para ele.

As lideranças na empresa costumam dar voz aos colaboradores, considerando a opinião de sua equipe para as tomadas de decisão. Assim, estão sempre dispostas a esclarecer dúvidas e até fornecer conselhos profissionais, visando sempre proporcionar o melhor meio ambiente de trabalho e crescimento ao indivíduo que está inserido em seu grupo.

Um bom líder não monopoliza o poder, nem o enxerga como algo centralizado. Pelo contrário: para o líder, essa é uma responsabilidade que deve ser compartilhada. Desse modo, por carregar essa essência coletiva, ele divide a glória nos momentos de sucesso, assim como se responsabiliza com a equipe nas situações em que o objetivo não é alcançado.

Desenvolver líderes é essencial para tornar os profissionais mais preparados para lidar com pessoas e, consequentemente, captar o melhor delas para o crescimento da empresa. Afinal de contas, a forma com que o líder se comporta perante sua equipe deve transmitir confiança, engajar colaboradores e estimular o aperfeiçoamento contínuo.

Quem são os líderes da sua empresa hoje?

Categories: Juliana Moreira
paula: