Os pais e os dirigentes destas instituições de ensino devem ficar atentos às regras e garantir que os direitos fundamentais das crianças sejam devidamente preservados.
Hoje estou aqui para falar sobre um tema bem delicado. É sobre a segurança das crianças em instituições de ensino, principalmente de ensino privado.
Nessa correria do dia-dia, com jornadas de trabalho cada vez mais extensas, a segurança das crianças nas escolas é uma das principais preocupações dos pais e responsáveis.
Na maioria das vezes, os pais são obrigados a deixar suas crianças na escolinha, ainda com pouquíssima idade, mesmo sem que elas entendam o que verdadeiramente acontece nesse mundão que nós vivemos.
Essa semana, a Polícia de São Paulo recebeu várias denúncias de pais e responsáveis que desconfiaram que seus filhos haviam sido maltratados por funcionários de uma creche particular, localizada na capital paulista.
Em depoimento, uma das mães contou à polícia que percebeu o seu filho traumatizado. Isso acontecia sempre que ela buscava a criança na escola.
Desde então, ela passou a prestar mais atenção na criança e também passou a buscar questões relacionadas ao tema na internet, até que descobriu alguns vídeos que mostravam crianças acomodadas em bebês-conforto dentro de um banheiro. De acordo com o depoimento da mãe à polícia, ela teve a infeliz surpresa de que um dos bebês das imagens era o seu filho, de poucos meses de nascido.
As imagens teriam sido compartilhadas por algumas professoras que não concordavam com a metodologia adotada pela direção da escola. Para piorar a situação, as imagens também revelaram que as crianças estavam envolvidas em fraldas de pano, o que impossibilitava a movimentação dos braços, como uma espécie de camisa de força.
Cumpre lembrar pessoal, inclusive aos dirigentes de instituições de ensino privado, que o Ministério da Educação dispõe de farto material de divulgação que aborda os critérios exigidos para o atendimento de crianças em creches, inclusive relacionados à legislação em vigor.
Os pais e os dirigentes destas instituições de ensino devem ficar atentos às regras e garantir que os direitos fundamentais das crianças sejam devidamente preservados.
Sobre esse caso da creche de São Paulo, a Polícia Civil paulista já iniciou uma investigação criteriosa e esperamos que o conteúdo das imagens e as denúncias dos pais sejam devidamente esclarecidas, com a devida identificação dos culpados e a consequente punição, com os rigores da nossa legislação.
Uma escolinha deve possuir edificações seguras, acomodações adequadas para as crianças, alimentação confiável e, principalmente, os funcionários da instituição de ensino devem transmitir segurança para a família do aluno. Isso vale tanto para instituições de ensino público, como também para aquelas de ensino privado.
Não podemos esquecer que o dever de educar e cuidar bem das crianças não é somente da escola, mas também dos pais e do Estado.
Portanto, se alguma situação de desconfiança aparecer em relação ao tratamento do seu filho na escola em que estuda, o Estado dispõe de órgãos especializados para apurar uma denúncia, como a Polícia Civil, o Ministério Público, o Procon e a Defensoria Pública.
É sempre bom ficar atento aos acontecimentos!
Um grande abraço para você e sua família.