O meteorologistas Davi Friale anunciou, na noite desta quarta-feira, 9, a chegada da primeira friagem de 2022. De acordo com a previsão, publicada em seu site: otempoaqui.com.br, a mudança de temperatura deverá ocorre no próximo sábado, 12.
Friale destacou que chuvas fortes e temporais antecederão a primeira frente fria do ano. “Será fraca, mas a primeira onda de frio polar a chegar ao Acre em 2022 provocará também a primeira friagem, como vínhamos informando nas nossas publicações de fevereiro e março”.
O meteorologista disse que os ventos que antecedem a chegada desta friagem começarão a soprar da direção sul, já nas primeiras horas da tarde deste sábado, no leste e no sul do Estado, onde estão situadas as cidades de Rio Branco e Brasiléia.
“Antes, já a partir desta sexta-feira, 11, mas, principalmente, no final de semana, ocorrerão chuvas intensas no Acre, em Rondônia, no Amazonas, na Bolívia e no Peru, com acumulados que, até segunda-feira, 14, poderão passar de 200 milímetros”, ressaltou.
Ele também comentou que, devido ao choque entre a massa de ar frio, com a massa de ar quente e úmido que está sobre a região, ocorrerão, em alguns pontos, fortes temporais, com chuvas intensas, raios, ventanias e, até, queda de granizo.
“Tendo em vista o mau tempo que se aproxima, alertamos à população e as autoridades, para a alta probabilidade de ocorrência, entre sexta-feira e domingo próximos, sérios transtornos, como inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, transbordamentos de córregos e igarapés, deslizamentos de terra, além do perigo potencial de raios”, alertou Friale.