Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, nesta quarta-feira, 23, o nível do Rio Acre, na capital, alcançou 12, 67 metros, 83 centímetros para a cota de alerta, que é de 13, 50 metros. No sábado, 19, o manancial registrou 13, 26 metros, porém, houve retrações no início desta semana.
“Até o final deste mês, a situação pode ficar mais preocupante em relação ao nível do rio, o que já havíamos avisado desde o dia 11 de março. Vale ressaltar, que tivemos elevação no manancial no final de semana, porém, na segunda, o manancial voltou a encher na capital”, disse o coordenador
da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão.
Ele também comentou que teve aumento significativo na bacia do Rio Acre, nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Capixaba. “Tudo isso reflete na elevação das águas no manancial, do que chega em Rio Branco. Continuamos com previsão de chuvas para os próximos 15 dias, de até 150 milímetros. Muita chuva que ainda vai cair”.
Falcão acrescenta que, dependendo o que pode acontecer nesta quarta-feira, 23, em Brasiléia, que já está na cota de alerta, o rio pode transbordar em Rio Branco.
“Podemos ter transbordamento na capital acreana, neste final de semana, infelizmente. Temos cinco municípios em transbordamento: Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira e Santa Rosa. Das quatro bacias hidrográficas que temos, três delas transbordaram, apenas o Rio Acre não transbordou este ano”, ressaltou o coronel.