X

Arquiteta acreana se destaca na profissão evidenciando habilidades de gestão e consultoria

Desde criança, Pollyana Garcia Lima Souza segue o exemplo de seus avós e pais: o do respeito, da empatia e o da afeição ao próximo. Das responsabilidades, aprendeu cedo com a família, que sempre militou em causas sociais, o do cuidado com as pessoas, dos que mais precisam. A vivência longe dos seus fez com que ela carregasse e trouxesse em sua bagagem, não a de viagem, mas a da vida, ensinamentos e um extenso currículo profissional, em diferentes áreas do seu trabalho, das quais sempre se destacou.

“Nasci em Rio Branco. Quando tinha entre 16 e 17 anos fui para São Paulo, isso em novembro de 1999, fazer vestibular e acabei sendo aprovada na Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas, local onde morei por 11 anos. Fiz faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e, logo depois, uma pós-graduação em Gestão de Negócios, na Mackenzie. Estudei também na Fundação Instituto de Administração (FIA), uma das instituições mais bem avaliadas em rankings nacionais e internacionais de educação, e me especializei em gestão de negócios e varejo. Iniciei minha carreira profissional em Campinas, atuando em áreas residenciais e interiores”, disse a profissional.

Ela ressaltou que, pouco tempo depois de sua formação, recebeu um convite para trabalhar como coordenadora de lojistas na expansão do maior shopping de Campinas, de um grupo português. “Acabou virando um case de sucesso dentro da empresa, uma experiência de trabalho marcante. A partir desse trabalho, fui convidada para participar do time em São Paulo, foi quando me mudei para a capital para desenvolver meu ofício. Então, comecei a cuidar não somente de um shopping, mas dos 11 shopping centers da rede, fazendo a interface da empresa com os lojistas, além de análise de projetos e tudo que envolvia a relação lojista e shopping”.

Desafio na gestão pública

Pollyana também comentou sobre os novos desafios em sua carreira profissional. Em 2021, a arquiteta foi convidada pelo prefeito Tião Bocalom para atuar como diretora-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

“Fui indicada ao cargo, após o prefeito eleito de Rio Branco, Tião Bocalom, ter contato com o meu currículo e me convidar para fazer parte de sua equipe. Novamente, assumindo um desafio ainda maior, que é o de gerir uma empresa não de cem funcionários, mas de trezentos. Minha vida sempre foi assim; sempre trabalhando com projetos de grande porte, assumindo áreas novas, diferentes, com desafio de gestão de pessoas e também de parte técnica. Aprendi muito na gestão pública. Percebi a importância de estar à frente, pois você é responsável não mais por uma empresa, ou grupo selecionado de pessoas, e, sim, do bem-estar da população, o que é engrandecedor”.

Pollyana disse que aprendeu a trabalhar de forma extremamente técnica e focada em resultados. “Sempre busquei, dentro da minha carreira, nos desafios novos que assumo, procurar entender o outro lado, ter a empatia. Esse é o meu grande cuidado; tentar entender a realidade daqui e a realidade das pessoas, a parte mais difícil, porque aplicar regras e procedimentos já é natural para mim, agora, tenho que inserir isso dentro de um contexto e da realidade local. A experiência no Saerb engrandeceu o meu aprendizado e capacidade de prestar bons serviços. Atualmente, estou realizando consultorias para regulamentação imobiliária, para construção e implementação de pontos comerciais, isso em todas as etapas. Porém, o principal é o gerenciamento de projetos relacionados à arquitetura, construção e para processos licitatórios”, concluiu.

“A experiência no Saerb engrandeceu o meu aprendizado e capacidade de prestar bons serviços”, disse Pollyana (Foto: Arquivo pessoal)

 

 

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: