O Sindicato dos Profissionais e Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate -Acre), anunciou uma possível paralisação da categoria a partir da próxima terça-feira, 8. Tudo será definido em assembleia com os trabalhadores, que decidirão se a greve será por tempo indeterminado, ou não.
A reinvindicação dos profissionais é pelo não comprimento do acordo feito durante a greve de 2021. Alguns dos pontos negociados foi da manutenção do Auxílio Covid, do reajuste inflacionário e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que também é pauta prioritária dos servidores da capital acreana.
“Estivemos duas vezes na Casa Civil, na semana passada, porém, nada foi resolvido. Estão fazendo ‘ouvido de mercador’. A pauta da prefeitura é a negociação do PCCR, que foi prometido pela gestão municipal até o dia 28 de janeiro, mas ainda não aconteceu. Nesta quinta-feira, 3, iria para votação na Câmara, o que também não ocorreu”, disse Yonar Araújo, representante do Spate.
Ela também declarou que pelo esgotamento das negociações, a categoria irá se posicionar a favor da greve. ” Porém, os pacientes mais necessitados não vão ficar desamparados. Os serviços emergenciais, de porta de entrada das unidades de Saúde, irão continuar. Os demais serviços irão parar de 50% a 70%, decidido durante as assembleias”, ressaltou a sindicalista.