Moradores da Rua Mário Maia, no bairro Oscar Passos, estão preocupados com o desbarrancamento do Igarapé São Francisco. O desastre natural já afetou cinco residências, e com as chuvas constantes no período, eles temem que suas casas sejam arrastadas pela enxurrada, ocasionado desmoronamento de terra.
“Meu maior medo é que meus filhos sofram algum acidente, caiam no buraco. Estamos aqui porque não temos para onde ir. A Defesa Civil ainda não visitou essa área. Fui também ao Cras, mas falaram que não podiam fazer nada”, disse Alice Costa.
Roberto Bezerra comentou que havia feito alguns investimentos em sua casa, porém, teve que se lamentar com o imprevisto.
“Essa situação é complicada e muito triste. Você faz uma coisa pensando em melhorar, e ocorre isso. Investimento perdido e correndo risco de morrer. Aqui já caiu muito barro e está danificando a estrutura da minha residência. É uma situação difícil. O medo é constante.Tenho medo de dormir e acordar dentro do igarapé. O pior é que não tenho para onde ir”, desabafou.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, falou das providências da Defesa Civil em relação ao desastre natural.
“Essa é uma situação de risco geológico. Vamos ao local tomar conhecimento do que está ocorrendo para fazer as avaliações necessárias. Por exemplo, se quem mora no local precisa ser retirado. Se chegarmos a essa conclusão, faremos o encaminhamento necessário das famílias. O principal é preservar a segurança e a vida dessas pessoas”, concluiu Falcão.