Com seis municípios acreanos em alerta devido às intensas cheias dos rios, o governo do Acre decretou situação de emergência em Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul afetadas pelas inundações.
O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira, 25, do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
A medida leva em condideração as previsões de chuvas para a região Norte do Brasil, que apontam, segundo os órgãos especializados, maior probabilidade de chuvas acima do normal nos meses de fevereiro, março e abril, incluindo no Acre.
Nas cidades de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, os níveis dos rios apresentam-se acima da cota de transbordamento, enquanto Jordão e Santa Rosa do Purus já ultrapassaram suas cotas de transbordamento, porém, no momento, já estão abaixo mas com possibilidades de novas ondas de cheias devido a possibilidade de previsão de grandes volumes de chuvas.
O decreto ressalta, ainda, que nos principais municípios do Estado, o volume de chuvas acumuladas ultrapassou a média histórica do mês de março e ainda que há a possibilidade de que toda chuva a partir de agora se transforme em vazão nos principais rios.