Um menino indígena de apenas 9 anos teve que ser resgatado nesta quinta-feira, 24, com ajuda do helicóptero da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (Sejusp).
Segundo o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Acre (Samu), doutor Pedro Pascoal, o acidente aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 23, quando a criança subia em um pé de limão na aldeia onde vive, e acabou caindo da árvore. “Na queda, um galho atingiu a região escrotal da criança lesionando os testículos e, além disso, ele teve lesões leves no abdomem”, explicou.
O atendimento à vítima começou ainda na quarta-feira, 23, por volta das 17 horas e, após os primeiros socorros, a equipe do Samu – composta por Bruna Farias, médica pediatra emergencista e Thais Daher, enfermeira especialista em transporte e resgate aeromédico – avaliou a necessidade de transferência do paciente para a capital, solicitando apoio aéreo.
“Em localidades isoladas outros meios de transporte são difíceis por questões geográficas e o veículo aéreo encurta a distância. Como se trata de situação de urgência, o helicóptero é de vital importância”, disse o agente de Polícia Civil e copiloto da operação, Alexandre Magalhães.
A equipe de resgate aeromédico chegou com o menino por volta das 10:35 desta quinta-feira, 24, no heliponto do pronto-socorro de Rio Branco, onde ele está sendo assistido por uma equipe especializada.