O restaurante Água na Boca, um dos mais antigos de Rio Branco, localizado no bairro Bosque, foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira, 17, em Rio Branco. Após cerca de duas horas de trabalho intenso, os militares do Corpo de Bombeiros (CBMAC) conseguiram controlar as chamas e fizeram o rescaldo para evitar que o fogo reacendesse.
Segundo informações de testemunhas, com o início do incêndio, o predio foi evacuado rapidamente. O motorista de aplicativo Thiago Aragão passava pelo local quando o incêndio começou.
“Do nada começou a subir uma fumaça negra e em questão de segundos o fogo se alastrou, labaredas altíssimas. Logo em seguida era impossível ficar perto. Eu tava deixando uma corrida na Caixa Econômica e em questão de segundos o fogo se alastrou, em pouco tempo chegaram os bombeiros lá e começaram a conter o incêndio”, relatou ele.
De acordo com o CBMAC, uma viatura foi acionada, mas, ao chegar ao local e perceber a proporção do incêndio, a equipe solicitou apoio de todos os batalhões que prontamente foram ao local. Ao contrário do que se especulou inicialmente, a origem do incêndio não seria a cozinha, mas sim o depósito do estabelecimento. No entanto, apenas o laudo pericial, que deve ficar pronto em aproximadamente 30 dias, poderá esclarecer a causa.
Ainda de acordo com os militares, o depósito possuía muito material combustível, como papel, papelão de embalagem, arquivos antigos da empresa, o que potencializou as chamas e a fumaça. Foram utilizados em torno de 18 mil litros de água, cinco viaturas e três camionetes.
O coronel Eden Santos, do Corpo de Bombeiros, explica que graças a ação rápida dos militares, o incêndio ficou restrito a apenas uma área do estabelecimento.
“A gente conseguiu preservar entre 70 a 80% de todo o empreendimento a parte de edificação, então o incendio ficou confinado nessa região, em um quadrante de cerca de 10 por 10, [havia] muito material de celulose e a gente conseguiu fazer esse trabalho preservando brinquedoteca, a cozinha, a parte comercial toda. Esse é o nosso papel”, destacou o coronel BM Eden Santos.
Restaurante estava fechado
Em nota, a Água na Boca esclareceu que que no momento do ocorrido, o restaurante estava fechado, pois não há funcionamento diurno no local. Portanto, poucas pessoas se encontravam no estabelecimento, como as equipes de limpeza, compras e uma atendente, mas ressalta que todos estão bem.
A direção do restaurante também declarou que está tomando todos os cuidados necessários, segundo as orientações do Corpo de Bombeiros e que os atendimentos serão realizados normalmente na modalidade delivery e ainda na unidade Express, localizada no Via Verde Shopping.
Veja o video: