O governo do Acre divulgou nesta quinta-feira, 31, por meio de seu site oficial, que o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), em Rio Branco, deixa de ser a referência estadual para o tratamento da covid-19.
A mudança se dá em razão da diminuição de casos da doença, portanto, a partir de agora, o atendimento passa a ser feito em todas as outras unidades de saúde, em área específica e isolada.
Gabriel Mesquita, coordenador do Centro de Operações Emergenciais (COE) em Saúde Pública, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), esclarece que o Into-AC funcionará como uma espécie de complexo, comportando neste primeiro momento os serviços de fisioterapia, nefrologia e ortopedia, que serão administrados pela Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).
“Ainda temos três pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) no Into-AC, mas as enfermarias já foram fechadas e a UTI permanece até a inauguração do pronto-socorro”, explicou .
No mês de março, dez óbitos foram registrados na unidade, de pessoas com idades entre 42 e 104 anos que não se vacinaram ou não tomaram a dose de reforço.