Relatório emitido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), nesta semana, aponta que, no Acre, 81.467 pessoas ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19, sendo que a meta de vacinação estipulada é de 690.833 pessoas com idade acima de 12 anos.
Apenas oito municípios estão com cobertura vacinal de 1ª dose acima de 90%, enquanto outros seis municípios estão entre 80 a 89%, seis entre 70 a 79%, e dois abaixo de 69% de cobertura.
Os únicos municípios a alcançarem meta vacinal satisfatória de 90% da meta foram: Assis Brasil, Bujari, Cruzeiro do Sul, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Porto Walter e Tarauacá. Rodrigues Alves e Capixaba são os municípios que apresentam as últimas posições.
Conforme o relatório, o Estado do Acre não alcançou cobertura vacinal satisfatória, permanecendo em 88,21%.
“A vacinação faz parte do plano do governo para controlar a pandemia e diminuir o número de mortes provenientes do novo coronavírus. Tivemos uma boa procura logo no início, mas, para garantir um pouco mais de segurança, é preciso completar o esquema vacinal. No caso das crianças, a volta às aulas está chegando e é importante que estejam protegidas”, destacou Paula Mariano, secretária de Saúde do Estado.
No Brasil, a vacinação contra a covid-19 começou em 17 de janeiro de 2021, enquanto no Acre, a campanha começou em 19 de janeiro de 2021. No entanto, passados 13 meses de campanha, com mais de 80 mil pessoas ainda sem receber nenhuma dose do imunizante, os órgãos em Saúde ainda buscam alcançar esta parcela da população.
Pandemia
Em todo o mundo, estima-se que 5,98 milhões de pessoas tenham morrido vítimas de complicações da covid-19, sendo que, destas, 651 mil pessoas morreram apenas no Brasil. No Acre, o número de mortes chega a 1.979, e o de infectados é de 122.060, de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde do Estado.
Até o momento, o Acre registra 315.842 notificações de contaminação pela doença, sendo que 193.778 casos foram descartados e nenhum exame de RT-PCR segue aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).