Uma das seis cidades acreanas cujos rios estão acima da cota de transbordamento, Santa Rosa do Purus está em situação de emergência. O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme medição da Defesa Civil do Estado, o nível do rio Purus, em Santa Rosa, é de 9,72 metros, ou seja, 72 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 9 metros.
De acordo com a publicação, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Santa Rosa do Purus, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução.
O decreto autoriza também a convocação de voluntários para reforçar as ações de reposta ao desastre e realizações campanhas de arrecadação de recursos junta à comunidade, com objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Santa Rosa do Purus.
Segundo informações da prefeitura da cidade, desde a última semana os moradores estão sendo levados para os abrigos. O primeiro, a Escola Infantil Francisco Rabelo de Sá, tem ao menos 14 famílias abrigadas a té a última atualização.
O mapeamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil aponta que 200 famílias foram atingidas, 9 famílias desabrigadas, 5 famílias desalojadas, totalizando 800 pessoas que estão sendo atingidas pela alagação.
O Centro do município, área mais baixa da cidade, três ruas estão alagadas que são: Rua Profiro de Moura, Antônia Mendes e Coronel José Ferreira. Algumas residências tiveram suas energias interrompidas, por causa do perigo com curto-circuito. Além disso, temos as aldeias que perderam suas roças, como: macaxeira, banana e milho. Esses são o meio de sobrevivência para essas famílias.