O uso de máscaras deixou de ser obrigatório no Acre, segundo informou o governo do Estado na terça-feira, 8, por meio de seu site oficial. O fim da obrigatoriedade se dá com o término da vigência do decreto de estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, mesmo assim, o governo diz que a orientação é que a proteção facial continue sendo utilizada, principalmente em ambientes fechados ou locais de grande aglomeração de pessoas.
A instrução é reforçada ainda no caso de imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, idosos, não vacinados, crianças e trabalhadores da saúde que estão na linha de frente de combate à doença.
Ficou cientificamente comprovado que a correta utilização do acessório reduz drasticamente a proliferação do vírus. Aliada a outros cuidados, como distanciamento social e higienização das mãos, por exemplo, a máscara é um importante complemento na proteção contra o coronavírus.
Pandemia no Acre
Conforme esperado pelas autoridades, devido às festas de final de ano, houve aumento considerável dos casos de covid-19, no início deste ano, sendo fevereiro de 2022 o mês recorde de novos casos de Covid-19, desde o início da pandemia, no Acre, com 19.323 infectados, seguido de março de 2021, com 12.123 pessoas contaminadas.
O número de mortes, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), chegou a 1.981 em todo o estado, enquanto o de infectados é de 122.809.
Leia também: Governo desobriga uso de máscara e gera confusão no Acre; MP diz que obrigatoriedade continua