Xapuri, conhecida como “a princesinha do Acre”, completa 117 anos de elevação à cidade nesta terça-feira, 22. Distante 180 quilômetros da capital Rio Branco, o município foi palco de luta e história. Berço da Revolução Acreana e símbolo da sustentabilidade é conhecida mundialmente por ser a terra do líder seringueiro Chico Mendes.
Durante o Ciclo da Borracha tornou-se uma das principais zonas comerciais do Acre. Ocupado por autoridades bolivianas, no dia 6 de agosto de 1903, o povoado foi tomado pelas tropas do coronel Plácido de Castro, marcando o início da última e vitoriosa etapa da Revolução Acreana, que culminou com a anexação do Acre ao Brasil.
O município tornou-se conhecido mesmo pela luta em prol da preservação ambiental, tendo como ícone um de seus filhos mais ilustres, o ambientalista Chico Mendes. Na década de 1980 a cidade foi cenário do movimento de resistência dos seringueiros em defesa dos seringais nativos da região.
Conheça os principais pontos turísticos da cidade:
Rua do Comércio
É a área mais antiga da cidade. Nela ficavam localizadas as grandes casas comerciais do Alto Acre. Durante o apogeu da borracha era lá que aconteciam as transações comerciais de mercadorias procedentes de Manaus, Belém, Estados Unidos e Europa. À sua frente ancoravam os navios, gaiolas, vapores e chatas (embarcações) abarrotados de mercadorias, que chegavam para abastecer os seringais da região.
Casa de Chico Mendes
A Casa de Chico Mendes é o local onde residia e foi assassinado o líder seringueiro, por lutar contra o desmatamento. Em 22 de dezembro de 1988, foi morto com um tiro de escopeta no peito, na frente da esposa e dos dois filhos, aos 44 anos.
Chico Mendes defendeu os povos da floresta nas décadas de 1970 e 1980 e tornou-se um símbolo da resistência e da preservação ambiental.
Paróquia São Sebastião
Construída na década de 50, foi projetada pelos padres Felipe Gallerane e Carlos Zucchini. Seu principal acervo é a imagem de São Sebastião, trazida da Itália e doada à igreja pelo Dr. Epaminondas Jácome, em 1915.
A Igreja Católica, em Xapuri, teve suas origens na devoção dos primeiros nordestinos que chegaram nessas terras. Na época, as condições precárias faziam com que o sofrimento das pessoas crescesse a cada dia. A única esperança era buscar refúgio na proteção divina. Foi dessa situação que surgiu a devoção a São Sebastião na cidade.
Praça São Sebastião
A Praça São Sebastião está situada à margem do Rio Acre, em frente à foz do Xapuri, um dos seus maiores afluentes. Nela encontra-se a estátua de São Sebastião, padroeiro do município. O lugar é bem arborizado e bastante utilizado pelos visitantes para visualização dos rios.
Cooperacre – Cooperativa de Produtos do Acre
No local onde antigamente funcionava a Fundação Chico Mendes, está instalada uma das filiais da Cooperativa de Produtos do Acre (Cooperacre). Lá são vendidos produtos regionais, como castanha do Brasil “in natura” empacotada à vácuo, castanha cristalizada, polpas de frutas regionais e outros.