Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro que reúne poesias de 120 crianças acreanas será lançado hoje

Livro é fruto de um projeto que levou oficina de poesias a alunos do ensino fundamental da rede pública de Rio Branco, em agosto do ano passado. (Foto: Arquivo pessoal)

“Pequenos Grandes Poetas” é o título do livro que reúne pouco mais de 120 textos de crianças de 8 a 12 anos, estudantes de escolas públicas de Rio Branco. Organizado pela jovem acreana Rayssa Castelo Branco, de 22 anos, o livro será lançado, neste sábado,19, em um evento aberto para a comunidade na Biblioteca Pública do Acre, no centro de Rio Branco, às 17h.

O livro é fruto de um projeto no qual Rayssa realizou oficinas de poesia para mais de 300 alunos do 3° ao 7° ano, em agosto de 2021. Entre esses alunos, estava Micaely Meira, de 12 anos de idade. Ela estudava na escola Diogo Feijó e confessa que até o 4º ano as produções textuais eram um “terror” para ela. Situação que começou a mudar nos anos seguintes e se transformou após participar do projeto, quando cursava o 6° ano.

“Fiquei encantada com os poemas e as poesias da Rayssa, ela é muito criativa! Depois da oficina eu fiquei mais motivada para escrever. Ela foi uma das pessoas que aprimoraram muito a minha visão da língua portuguesa, ela e a minha professora da época, Nircélia”, declara a estudante.

Com o intuito de estimular a escrita e a leitura para o público infantil, os alunos eram incentivados a produzir seus próprios poemas, durante as oficinas.

“A gente percebeu, durante as oficinas, que muitos alunos gostavam de escrever, que tinham esse talento, e até os que não queriam escrever, que diziam que não íam conseguir ou que não gostavam de poemas, acabavam escrevendo e os resultados eram maravilhosos. As crianças realmente gostam de escrever sobre o que elas gostam, então tinham temas de tudo, de filme, sobre a escola, família… vários temas”, relata Rayssa.

No caso de Micaely, a pandemia do coronavírus foi inspiração para sua escrita. “O titulo do meu poema foi ‘A pandemia’, nele eu abordei a minha visão sobre, e o quão confuso foi para nós, crianças, porque, repentinamente, tudo mudou, e o quanto foi ruim não poder fazer nada, apenas ficar em casa e esperar tudo passar”, afirma.

Rayssa publicou seu primeiro livro, “Primeiros Poemas”, aos 15 anos de idade e hoje organizou o livro com poesias de mais de 100 crianças. (Foto: Arquivo pessoal)

Com o término das oficinas, Rayssa teve o desafio de selecionar os pouco mais de 120 textos, que foram publicados no livro. “Contei com a ajuda de outros escritores e avaliamos os poemas, de acordo com o faixa etária e série de cada aluno, e os textos passaram por uma revisão ortográfica. Foi muito gratificante, pois representa um sonho que alimento há anos”, comenta a escritora.

Rayssa publicou seu primeiro livro, “Primeiros Poemas”, aos 15 anos de idade, em 2015, e três anos depois lançou “Versos ao Acaso”. Nascida em Rio Branco, ela conta que estudou em uma escola pública que realizava projetos de incentivo à leitura e escrita, desde cedo. Para ela, que é vice-presidente Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL),  o principal objetivo deste livro é despertar as crianças para a literatura.

“Hoje, com o avanço das redes sociais, as pessoas leem cada vez menos, as crianças estão cada vez mais imersas nos celulares e computadores. Entendo a importância de incentivar a escrita nas crianças, desde cedo. E a publicação deste livro demonstra os vários talentos que temos nas escolas”, afirma.

Oficinas tiveram mais de 300 alunos que foram incentivados à leitura e escrita de poesias. (Foto: Arquivo pessoal)

As oficinas e a publicação de “Pequenos Grandes Poetas” foram realizadas por meio de um projeto financiado pela Fundação Garibaldi Brasil e contam com o apoio da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL).

 

Sair da versão mobile