Em comunicado publicado no site oficial da Prefeitura de Rio Branco, nesta terça-feira,15, a Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene Koury, comunicou que o ano letivo de 2022 terá início na próxima segunda-feira,22. Os professores estão em greve desde o final de fevereiro e realizaram um novo ato pela implantação do piso salarial nacional nesta segunda,14.
Na nota, a Secretária Municipal de Educação afirma reconhecer o motivo da greve dos servidores da Educação, porém “reafirma que sempre manteve o diálogo com a categoria por meio dos sindicatos (SINPROACRE e SINTEAC), atendendo, dentro das possibilidades, às reivindicações apresentadas”, declara.
Sem informar sobre o formato das aulas (presencial ou remoto), o texto é encerrado com um convite: “Portanto, convida a todos os profissionais a retornarem as suas atividades objetivando dar continuidade a preparação dos espaços escolares para o início do ano letivo de 2022”.
Na última sexta-feira, 11, o governador do Acre, Gladson Cameli anunciou o reajuste salarial dos servidores públicos do Estado. O percentual é de 5,42% para todos os servidores, ativos ou inativos, totalizando 51.248 pessoas beneficiadas. Sobretudo, para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana NascimentoNascimento, o reajuste anunciado não atende aos anseios da categoria.