No início da tarde desta sexta-feira, 25, o Rio Acre registrou 14, 06 metros, em Rio Branco, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 14 metros. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil do município.
A cheia do rio atingiu os bairros da Base, Seis de Agosto, Ayrton Sena e Baixada da Habitasa.
“Depois do meio dia, ultrapassamos a cota de transbordamento. Com essa elevação, quatro bairros da capital foram atingidos. A elevação do manancial já deixou desaloja em torno de 30 famílias”, disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão.
Ele também falou sobre as ações emergenciais da Defesa Civil, e da previsões de chuva para os próximos anos.
“Já estamos com uma base operacional montada em decorrência dessa situação, com já havíamos previsto. Além do Corpo de Bombeiros, estamos com equipes das secretarias de Zeladoria e de Assistência Social. A previsão ainda é de muita chuva para os próximos dias”.
Na manhã desta sexta-feira, o governo do Acre decretou situação de emergência em Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul afetadas pelas cheias dos rios. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Leia mais em: Governo decreta Situação de Emergência em seis municípios acreanos devido às cheias dos rios