O policiamento em Rio Branco, que foi parcialmente suspenso, na segunda-feira, 14, após mobilização dos militares, foi retomado nesta terça-feira, 15, de acordo como a Associação dos Praças da Polícia Militar do Acre.
O movimento aderido por cerca de 200 militares dos três batalhões da capital foi flexibilizado, após início das negociações com o governo do Estado na noite de segunda. Sobretudo, de acordo com o sargento PM Jean Messias, vice-presidente da Associação do Praças da Polícia Militar do Acre (Aprapmac), o acampamento no saguão da Assembleia Legislativa do Acre (ALeac) está mantido por tempo indeterminado.
Na manhã desta terça-feira, 15, os militares participam de audiência pública na Aleac, onde são ouvidos pelos deputados estaduais com o intuito de encontrarem soluções para as demandas da categoria. Eles pedem, entre outros pontos, correção do cálculo da gratificação de titulação, realinhamento salarial com as outras forças de Segurança e a capacitação no Curso de Condutor de Veículo de Emergência, previsto pela Lei nº 9.503, sem o qual os militares não podem dirigir as viaturas.