X

Quase um ano após facção criminosa invadir Cidade do Povo, MP sugere que governo instale Batalhão da PM no local

O Ministério Público do Acre (MPAC) divulgou, no Diário Eletrônico da instituição desta terça-feira, 8, despacho em que sugere que o governo do Estado instale um Batalhão da Polícia Militar no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, além de intensificar as rondas policiais no local.

O encaminhamento se dá após a Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, instaurar procedimento a partir de matérias jornalísticas sobre o fato, ocorrido ainda em 2021, em que membros de uma facção criminosa invadiram o Conjunto Habitacional Cidade do Povo e atiraram contra rivais. A ação causou momentos de terror no local, onde vivem mais de 3,3 mil famílias.

Ainda conforme o despacho, em decorrência da deficiência na prestação do serviço público de policiamento na região, a promotoria expediu ofício para o Governador Gladson Cameli, além do Secretário de Segurança Pública e ao Comandante da Polícia Militar do Estado do Acre solicitando as referidas providências, no entanto, não houve resposta.

O despacho do MP – assinado pelo promotor Rodrigo Curti, que assumiu a Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública no dia 14 de fevereiro deste ano – esclarece que o procedimento será prorrogado por mais 90 dias, e novas diligências devem ser adotadas, com o objetivo de melhor esclarecimento dos fatos, inclusive para deliberar sobre a instauração de procedimento próprio ou o seu arquivamento.

O prazo para que o governo do Estado responda ao ofício é de 15 dias.

O crime

Os bandidos armados causaram momentos de terror para os moradores da Cidade do Povo. Caso aconteceu no dia 6 de abril de 2021 (Foto: Reprodução)

Amplamente noticiada pela imprensa acreana à época dos fatos, a invasão dos membros da uma facção no conjunto habitacional Cidade do Povo, região do Segundo Distrito de Rio Branco, ocorreu no dia 5 de abril de 2021.

Segundo o que foi apurado pela polícia, os criminosos chegaram no bairro em dois carros iniciando o ataque na quadra de grama sintética da Cidade do Povo, onde feriram cinco homens com tiros nos pés, mãos e nádegas. Em seguida, eles correm pelas ruas atirando e outras duas pessoas são baleadas no meio da rua.

Os suspeitos gravaram o momento da invasão e o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver vários homens armados correndo pela rua do bairro e efetuando vários tiros. Como resultado da ação, uma pessoa foi morta e outras sete ficaram feridas, sendo que uma delas ficou em estado grave e foi levada ao Pronto Socorro de Rio Branco.

A vítima fatal era um preso monitorado por tornozeleira eletrônica identificado como Yuri Matheus de Lima Cavalcante, de 26 anos. Ele estava dentro de uma lanchonete quando foi atacado com vários tiros e facadas.

Após a ação, os bandidos ainda roubaram uma caminhonete e uma motocicleta para a fuga. Alguns metros depois, eles abandonaram os veículos e conseguiram fugir do local. A polícia recuperou os veículos roubados, mas nenhum dos criminosos foi localizado.

 

 

Categories: POLICIA
Agnes Cavalcante: