O governo do Acre revogou, nesta quinta-feira, 17, o Decreto Estadual nº 10.987, de 1 de fevereiro de 2022, que proibia a realização de eventos com público superior a 300 pessoas. A medida era válida até 31 de março, mas foi suspensa 15 dias antes do prazo, na véspera da visita do presidente da república Jair Bolsonaro ao Estado.
Desta forma, todos os eventos, sejam eles sociais, culturais, recreativos, esportivos, religiosos e similares, públicos ou particulares, estão permitidos, sem restrição de público.
Pandemia no Acre
Nesta semana, o governo também anunciou que o uso de máscaras é opcional em ambientes abertos. Ele chegou a informar, por meio de seu site oficial, no último dia 8 de março, que o uso de máscaras não era obrigatório, mas voltou atrás e decidiu manter a obrigatoriedade em locais fechados.
O novo decreto foi publicado na edição de quarta-feira, 16, do Diário Oficial. A flexibilização do uso de máscara vem na contramão da decisão do último dia 7 de março, em que, também por decreto, o Governo do Estado determinou a manutenção de todas regionais na faixa amarela (nível de atenção), até o dia 31 de março.
A classificação foi adotada após o Acre ter registrado recorde de casos de Covid-19 no mês de fevereiro – desde o início da pandemia – com 123.443 infectados e mais de 100 mortes pela doença. Até o momento, o Estado teve 1990 mortes por complicações da covid-19 e 123.381 pessoas infectadas, segundo o último boletim oficial, divulgado na terça-feira, 15.